top of page
Buscar

ATLAS DE EMOÇÕES: Um presente do Dalai Lama



Há muitos anos eu utilizo no meu trabalho o Atlas de Emoções e fico feliz que ele tenha sido traduzido também para o português. O Atlas de Emoções é uma ferramenta interativa idealizada pelo Dalai Lama e concretizada pelo cientista de emoções, Dr. Paul Ekman, e sua filha Eve Ekman. O Atlas expande nosso vocabulário de emoções e nos ajuda a ter consciência de nossas emoções, compreendendo como elas são desencadeadas, qual é a sensação, e como respondemos.


Nomear nossas emoções é um bom exercício de várias maneiras. Parece preencher a lacuna entre pensamentos e sentimentos. O passo de "eu sou isso ..." para "eu estou sentindo isso ...", significa que não somos essa emoção exclusivamente e que nós a temos ou invés da emoção nos ter. Não podemos nomear coisas as quais estamos sujeitos, e certamente não podemos refletir sobre elas. Também nos lembra que a emoção é temporária e quando você a nomeia, você sente e ela se move através de você. Emoções precisam de movimento.


Lembro-me de um cliente que usava muito a palavra frustração. Em um momento do nosso trabalho juntos, o convidei a explorar o Atlas de Emoções para que ele conseguisse ver que frustração é uma das emoções dentro da família da raiva, que começa com uma irritação progride em intensidade para frustração podendo chegar até fúria. Com um vocabulário maior e mais consciência ele pode refletir sobre seus sentimentos de uma nova maneira.


Recomendo fortemente o Atlas de Emoções sempre, inclusive para o momento de extrema complexidade e sem precedente no qual estamos vivendo.


Link para o Atlas de Emoções: http://atlasofemotions.org/


66 visualizações0 comentário
bottom of page