top of page
Buscar

DESENVOLVIMENTO ADULTO: Precisamos aprofundar nosso entendimento



Dado o que todos estamos enfrentando, decidi escrever brevemente sobre desenvolvimento adulto e de liderança, pois acredito ser relevante como nunca.


Para explicar a teoria do desenvolvimento adulto, vou usar a pandemia. Uma situação tão complexa quanto uma pandemia nos coloca profundamente em uma lacuna de desenvolvimento - ou seja, o nível de capacidade de liderança que trazemos a mesa é muitas vezes excedido pela magnitude e complexidade do desafio que estamos enfrentando. Usando uma metáfora, é como se nosso sistema operacional, nossa mente, não conseguisse mais rodar em um contexto tão complexo e precisasse de um “upgrade”.

"Como se nosso sistema operacional, nossa mente, não conseguisse mais rodar em um contexto tão complexo e precisasse de um “upgrade”."

A teoria do desenvolvimento adulto examina e descreve o modo como adultos crescem e mudam ao longo de suas vidas. Como fazem “upgrades” em sua complexidade mental, na maneira como compreendem e dão sentido as coisas.


Pensamentos anteriores acreditavam que o desenvolvimento emocional e psicológico do adulto atingia seu auge ao mesmo tempo que o desenvolvimento físico. Isso significava que, quando parávamos de crescer, em altura, nossa capacidade de desenvolvimento também atingia seu ápice. Hoje sabemos que continuamos a crescer, que evoluímos nosso modo de compreensão passando por estágios. Em cada estágio, podemos lidar com mais complexidade, ver mais perspectivas e ter mais consciência do nosso próprio pensamento.



Quando sentir que está rodando em um nível de desenvolvimento ou de consciência que não é compatível, adaptado e evoluído o suficiente para o tipo de complexidade que está enfrentando, pense que talvez esteja na hora do seu "upgrade". A pandemia pode ser uma grande fonte para o seu desenvolvimento e para o desenvolvimento de líderes em escala.


Publicado originalmente em:




59 visualizações0 comentário
bottom of page